GERAL
- Serão considerados para publicação na Revista manuscritos que cubram as
áreas tradicionais da Química bem como artigos sobre Projetos Didáticos
Aplicados em Sala de Aula envolvendo a disciplina de química, Química
Contextualizada, Química dos alimentos e Química Vida e Ambiente além de
artigos de áreas afins, desde que tenham acentuado conteúdo químico. Os
trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:
Artigos Originais (em português, inglês
ou espanhol): refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma
usual de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte
Experimental etc, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho. Deverão
ter no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e
todas as páginas deverão ser numeradas.
Artigos de Revisão (em português, inglês
ou espanhol): destinados à apresentação do progresso em uma área específica de
Química, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de
vista do especialista altamente qualificado e experiente. Deverão ter no
máximo 30 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as
páginas deverão ser numeradas.
É
imprescindível que, na referida área, o autor tenha publicações que comprovem a
sua experiência e qualificação. Antes do envio do manuscrito, o autor deverá
submeter à editoria, por e-mail, um resumo da revisão pretendida, acompanhado
de uma carta explicativa da pertinência do trabalho. O material será analisado
pelos Editores e, uma vez aprovado, será solicitado ao autor o envio do
manuscrito completo, dentro das normas de Química IF Sertão PE, e
só então será dado início ao processo de avaliação pelos assessores.
Projetos Didáticos Aplicados em Sala
de Aula
O
trabalho com projetos em sala de aula deve ampliar possibilidades de construção
de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem
significativa. Possibilitar ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando
seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a
perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade
escolar.
Permitir
uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da
reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se
apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem
a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Deverão
ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e
todas as páginas deverão ser numeradas.
Química Contextualizada
Deve
visar à contextualização e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de
química, como forma de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais
conscientes. Neste enfoque, devem-se buscar alternativas que restaure o
conhecimento do ensino de química, utilizando recursos simples e de baixo
custo, através de aulas práticas realizadas na escola.
Deverão
ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e
todas as páginas deverão ser numeradas.
Química dos alimentos
Compreender
a origem da energia contida nos alimentos, através do conhecimento da relação
entre ligação química e a energia necessária ou disponível; aplicar os
conhecimentos básicos da química em processos naturais e cotidianos;
identificar situações problemáticas; analisar e apresentar, de forma clara,
dados e ideias; identificar compostos químicos a partir das informações
obtidas; construir estruturas químicas coerentes; aplicar conhecimentos obtidos
sobre energia e ligações químicas; relacionar os alimentos à sua capacidade
energética; relacionar estrutura e ligação química; reconhecer a contribuição
da Química no estudo do tema.
Deverão
ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e
todas as páginas deverão ser numeradas.
Química Vida e Ambiente
As
questões ambientais, como a mudança climática, a poluição da água e a energia
renovável, fazem títulos de notícias e têm-se tornado cada vez mais importantes
na vida do dia-a-dia. Muitas pessoas veem a química e a indústria química como
perniciosas para o ambiente. No entanto, novos avanços e pesquisas científicas
na área da química estão a ajudar-nos a desenvolver materiais e aplicações mais
amigas do ambiente, ao mesmo tempo que preserva a qualidade e o estilo de vida
que ambicionamos.
Ao
longo dos anos, a indústria e a opinião pública têm tomado consciência dos
efeitos de algumas práticas passadas e da necessidade de proteger o ambiente.
Antigamente, poucos estavam conscientes dos efeitos que potencialmente o nosso
estilo de vida moderno podia ter sobre o ambiente, e apenas viam o potencial
positivo para criar materiais e produtos novos e úteis.
Deverão
ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e
todas as páginas deverão ser numeradas.