Normas/Seções



GERAL - Serão considerados para publicação na Revista manuscritos que cubram as áreas tradicionais da Química bem como artigos sobre Projetos Didáticos Aplicados em Sala de Aula envolvendo a disciplina de química, Química Contextualizada, Química dos alimentos e Química Vida e Ambiente além de artigos de áreas afins, desde que tenham acentuado conteúdo químico. Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:

Artigos Originais (em português, inglês ou espanhol): refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte Experimental etc, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho. Deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.

Artigos de Revisão (em português, inglês ou espanhol): destinados à apresentação do progresso em uma área específica de Química, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 30 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.
É imprescindível que, na referida área, o autor tenha publicações que comprovem a sua experiência e qualificação. Antes do envio do manuscrito, o autor deverá submeter à editoria, por e-mail, um resumo da revisão pretendida, acompanhado de uma carta explicativa da pertinência do trabalho. O material será analisado pelos Editores e, uma vez aprovado, será solicitado ao autor o envio do manuscrito completo, dentro das normas de Química IF Sertão PE, e só então será dado início ao processo de avaliação pelos assessores.

Projetos Didáticos Aplicados em Sala de Aula
O trabalho com projetos em sala de aula deve ampliar possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilitar ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Permitir uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.

Química Contextualizada
Deve visar à contextualização e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de química, como forma de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais conscientes. Neste enfoque, devem-se buscar alternativas que restaure o conhecimento do ensino de química, utilizando recursos simples e de baixo custo, através de aulas práticas realizadas na escola.

Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.

Química dos alimentos
Compreender a origem da energia contida nos alimentos, através do conhecimento da relação entre ligação química e a energia necessária ou disponível; aplicar os conhecimentos básicos da química em processos naturais e cotidianos; identificar situações problemáticas; analisar e apresentar, de forma clara, dados e ideias; identificar compostos químicos a partir das informações obtidas; construir estruturas químicas coerentes; aplicar conhecimentos obtidos sobre energia e ligações químicas; relacionar os alimentos à sua capacidade energética; relacionar estrutura e ligação química; reconhecer a contribuição da Química no estudo do tema.
Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.


Química Vida e Ambiente
As questões ambientais, como a mudança climática, a poluição da água e a energia renovável, fazem títulos de notícias e têm-se tornado cada vez mais importantes na vida do dia-a-dia. Muitas pessoas veem a química e a indústria química como perniciosas para o ambiente. No entanto, novos avanços e pesquisas científicas na área da química estão a ajudar-nos a desenvolver materiais e aplicações mais amigas do ambiente, ao mesmo tempo que preserva a qualidade e o estilo de vida que ambicionamos.
Ao longo dos anos, a indústria e a opinião pública têm tomado consciência dos efeitos de algumas práticas passadas e da necessidade de proteger o ambiente. Antigamente, poucos estavam conscientes dos efeitos que potencialmente o nosso estilo de vida moderno podia ter sobre o ambiente, e apenas viam o potencial positivo para criar materiais e produtos novos e úteis.
Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc e todas as páginas deverão ser numeradas.